-Sala 1 – Notamos que as maiorias dos quadros eram pequenos e de paisagem, o que mais chama atenção foram dois quadros de seu auto-retrato em desenho não coloridos com traços firmes e bem definidos.
-Sala 2 – Todos os quadros são de mulheres deitadas ou nuas, Matisse gostava da sensualidade, traduzia a mulher como ela é realmente, com seus defeitos e qualidades.
-Sala 3 – Continua com as mulheres em sua beleza corporal, mulheres em todos os ângulos e sentidos.
-Sala 4 – Desenha o rosto de Jackie varias vezes, passando assim a impressão de que não queria tirar da memória á lembrança do rosto daquela mulher. Também pequenas esculturas em cor escura, é um artista que consegue desenhar, pintar, esculpir.
-Sala 5 – Mais mulheres nuas, mas o que chamou a atenção foi um quadro do retrato da Baronesa Gourgaud, muito elegante, e bem colorido, ela parecia que ensinava sobre decoração.
-Sala 6 – Pinturas de Natureza Morta, o quadro do “Torso de Gesso” de 1919, foi à pintura nesta sala que mais chamou minha atenção não tinha haver com os outros quadros o nu no gesso e também no quadro.
-Sala 7 – Dois quadros gigantes estavam nesta sala cada um de um lado, ”Oceania, o céu” e “Oceania do mar”, pareciam símbolos de seres que estavam no mar, tubarões, raias, lulas, estrela do mar, vegetação, eram de papéis recortados.
-Sala 8 – Obras pequenas com formas abstratas muito coloridas, quadros decorativos e colagens. Pequenos quadros do artista Frederique Lucien, cada quadro continha uma folha de papel que parecia explodir no meio e o pedaço ficava pendurado.
-Conclusão.
Henri Matisse explorava a sensualidade, todas as suas obras tinham sentido, usou diversas técnicas para fazer arte, gostava muito das cores, era um ótimo desenhista, escultor e pintor, um artista completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário